folhas1.wmf (2966 bytes)As Plantasfolhas2.wmf (2966 bytes)

A importância das plantas

As plantas são muito importantes para a vida de todos nós. As plantas podem viver na água, na terra e no ar. Há muitas espécies de plantas. Algumas servem para curar certas doenças e até para fazer medicamentos. Outras são utilizadas para fazer chá, para a nossa alimentação e para a alimentação de muitos animais. Muitas dão saborosos frutos. Algumas produzem umas fibras com que se fabricam tecidos como o algodão ou o linho. Com a madeira das plantas podemos fazer lume para nos aquecermos, mobílias, casas, etc. As plantas também são muito importantes porque purificam o ar quando libertam oxigénio. Devemos tratar as plantas com muito carinho.

arvor2.wmf (5398 bytes)A importância das árvores mata.wmf (48942 bytes)

As árvores dão frutos , madeira, oxigénio. Da madeira fazemos lenha para nos aquecermos, papel, barcos, casas móveis, postes para a iluminação, carroças... Os frutos servem para a nossa alimentação e fazem muito bem porque têm muitas vitaminas. O oxigénio é muito importante porque sem ele ninguém pode viver.  Algumas plantas são utilizadas para fazer chá e remédios. Dão a sombra onde nos abrigamos nos dias quentes. É nas árvores que a maioria das aves fazem o ninho. A madeira também é utilizada na construção de pontes e na construção de linhas férreas e até dos quadros em que escrevemos e das cercas em que metemos o gado. Devemos tratar bem as árvores e só as devemos arrancar quando for mesmo necessário.

Plantas espontâneas e plantas cultivadas

As plantas espontâneas nascem sem serem cultivadas como, por exemplo, as urtigas, os malmequeres, as papoilas, as giestas, etc.

desen2.jpg (9192 bytes)

Liliana – 2º Ano

desen3.jpg (8411 bytes)

Marta – 2º Ano

WB01337_.gif (904 bytes)